Blog

Esta na hora de atualizar ou trocar o ERP?

PUBLICADO EM 24/01/2022

Manter o sistema de gestão atualizado ou substituir por uma nova tecnologia? A pergunta está presente na mente de muitos CIOS, que têm o desafio de economizar priorizando a inovação, principalmente nessa época do ano, em que o planejamento financeiro é pauta de muitas reuniões.

Afinal, ERP também tem um prazo de validade. Geralmente, esse prazo dura, em média, cinco anos. Mas, durante esse tempo muita coisa pode mudar.

Imagine que, em 2011, o WhatsApp nem era tão popular assim, e que os dispositivos móveis, do jeito e da forma como conhecemos hoje, também não eram tão disseminados. A computação em nuvem começava a ser discutida pelas grandes empresas, e na Infor, por exemplo, após um amplo investimento de US$ 2,5 bilhões, que surgiu a primeira aplicação de missão crítica na nuvem. Já hoje, os softwares empresariais desta mesma companhia contam com uma camada de Inteligência Artificial, veja como mudou em 10 anos.

De fato, muita coisa pode mudar em poucos anos, do ponto de vista da tecnologia, da regulação e dos negócios – uns crescem, outros enxugam. Por isso, a atualização ainda é a saída mais econômica para as empresas se manterem competitivas, dinâmicas e rápidas.

É importante frisar que ter a tecnologia como aliada ao negócio pode trazer mais sucesso para uma organização. Em tempos de crise, por exemplo, as empresas que a enxergam tecnologia como um custo e não como investimento, esbarram na concorrência, uma vez que os clientes estão mais exigentes, conectados e, mais do que nunca, têm demandado serviços personalizados e informações em tempo real.

Acontece que, independentemente do setor, o fato de manter um sistema de gestão atualizado pode trazer mais vantagens do que desvantagens. Conheça alguns dos benefícios:

1. Escalabilidade

Escalabilidade, fácil uso e funcionalidades deveriam ser as características de qualquer sistema de gestão. No entanto, quando sistemas se tornam ultrapassados, eles ficam longe de ajudar as organizações a tirar vantagens da tecnologia. O tempo, nesse caso, é um fator crucial no dia a dia dos negócios e da tecnologia.

2. Economia

A falta de tecnologias atualizadas faz com que as empresas percam receita e oportunidades de economia. Sem essas soluções, organizações são menos propensas a compartilhar e integrar dados com os clientes, por exemplo. Fazer negócios com empresas que mantém sistemas legados não é fácil, pois elas se colocam em risco e podem gerar insatisfação nos clientes por causa de retrabalhos ou da demora em realizar simples tarefas.

3. Funcionalidade

Soluções atualizadas são mais propensas a se tornarem funcionais, de uso simples e escalável – um atributo altamente importante em uma empresa que cresce.

Recentemente, uma pesquisa do Aberdeen Group mostrou que tecnologias atualizadas nos últimos 24 meses podem tornar uma empresa até duas vezes mais flexível. Além de trazer ganhos, como o aumento da produtividade dos colaboradores e melhoria na forma como eles lidam com as tecnologias internamente, uma vez que contam com soluções transformacionais, que são capazes de se adaptar às mudanças naturais dos negócios e as mudanças de mercado.

Outras conclusões do Aberdeen Grupo é que:

• Ao comparar empresas com softwares mais atualizados com as que mantiveram sistemas antigos, a pesquisa mostrou que as empresas com sistemas novos são 70% mais capazes de compartilhar e integrar dados entre o público interno e externo – que inclui parceiros e clientes;

• As empresas atualizadas têm 67% mais acesso a dispositivos móveis, e 53% dessas organizações também seguem as ‘boas práticas’ das suas soluções existente – frente aos 47% que não seguem.

Se essas descobertas ainda não são convincentes, considere que sistemas ultrapassados são difíceis de oferecer suporte e manutenção. Traduzindo: eles têm menos eficiência, maiores custos e risco.

Além dos benefícios para os negócios, existem também os benefícios de integração de dados, colaboração, capacidade de análise de dados e de mobilidade.

Por isso, com as mudanças rápidas das tecnologias, as adaptações necessárias aos diferentes cenários de mercado e a busca as empresas para se tornarem mais competitivas, estarem à frente da concorrência e conquistar novos clientes entrando em novos mercados, exige que um ERP tecnologicamente atual e com um roadmap de evolução que acompanha as necessidades das empresas e do mercado.

COMPARTILHE!

Post Relacionados