Blog

Assegurar a continuidade e o crescimentos dos negócios com sistema de gestão em nuvem - Capítulo 3

PUBLICADO EM 23/08/2022

Última parte da nossa analise de seis importantes maneiras como a nuvem pode ajudar sua organização manter a continuidade dos negócios com importantes benefícios, aqui mais alguns tópicos para a sua própria analise.

4. Inovar continuamente sem interrupção

Ainda hoje muitas empresas confiam em seus sistemas legados que foram criados muitos anos atrás, plataformas on-premises que proporcionam resultados confiáveis e consistentes, porém limitados em evolução. Estas plataformas, no entanto, geralmente não possuem capacidade de apoiar no uso de tecnologias inovadoras e que possam ser diferencial de negócio. Quer se trate de automação de processos robóticos (RPA), big data, aprendizagem de máquinas (ML - Machine Learning), IoT, Barcode, a maioria das iniciativas inovadoras são extremamente difíceis e custosas de serem implementadas em aplicações legadas e antigas.

Iniciativas de negócio voltados a analise de dados (por exemplo, data lakes, data warehouses e capacidades de IoT), podem ser extremamente difícil de planejar, implantar e até mesmo gerenciar em um ambiente com sistemas antigos. O investimento inicial pode ser enorme, com um alto risco da nova tecnologia não funcionar integrada ao sistema legado e este investimento ser perdido.

As soluções em nuvem podem ajudar as empresas a introduzir novas tecnologias enquanto minimiza transtornos de implementação e o risco ao investimento. Infraestrutura em nuvem fornece a escalabilidade dinâmica para lidar com o uso variável e picos de carga, sem impactar os sistemas de missões críticas ou incorrendo em custos adicionais de recursos e infraestrutura.

A infraestrutura em nuvem também fornece uma excelente base para extensibilidade. Os usuários de nuvens multi-tenant se beneficiam de melhorias de produtos entregues por fornecedores de software em um de forma regular. Isto ajuda a garantir que a plataforma esteja sempre na vanguarda da indústria e das exigências do mercado, sem as rupturas normalmente associadas com as tradicionais manutenções e ciclos de atualizações de software on premise.

Atualmente para a maioria das empresas, a utilização de tecnologias como serviços (As Service), oferece a melhor opção para uma implantação eficiente e uma inovação rápida.

5. Defenda-se contra violações de segurança e ataques maliciosos.

Os ataques com intenções maliciosas estão continuamente evoluindo suas estratégias, utilizando tentativas mais criativas e sofisticadas na tentativa de violações de segurança dos sistemas atacados.

Em um ambiente de solução SaaS, a infraestrutura e a segurança das aplicações são gerenciadas pelo prestador de serviços, cujos recursos dedicados podem monitorar continuamente os sistemas em busca de violações e ameaças à segurança. Isto, por sua vez, permite uma resposta mais rápida a qualquer potencial risco de segurança identificado.

Os principais provedores de serviços de nuvem do mercado investem milhões de dólares a cada ano em medidas de segurança interna, inclusive:

- Treinamento e ferramentas para analisar os serviços existentes;

- Atualizações constantes de vários níveis de proteção, incluindo detecção e proteção de rede e de servidores.

A capacidade dos fornecedores de nuvens líderes do mercado para salvaguardar os dados valiosos dos clientes, requer investimentos e disponibilidade de recursos que a maioria das organizações não pode arcar, nem justificar.

A mudança para um serviço em nuvem pode permitir que uma organização isole e proteja suas redes internas e os valiosos dados que hoje armazena em sistemas internos. Na atual era de colaboração ponta-a-ponta da cadeia de valor, fornecedores e clientes frequentemente necessitam integração com o sistema de planejamento de recursos (ERP) da organização. Se esse sistema ERP estiver hospedado em um serviço de nuvem, os fornecedores e clientes nunca precisarão se conectar diretamente à rede interna da organização. Como resultado, os clientes multi-tenant da nuvem, desfrutam de menos riscos porque a segurança e o tempo de atividade são drasticamente melhores quando gerenciados por especialistas de classe mundial.

6. Reduzir os custos de TI

Para muitas organizações que possuem ecossistemas legados e on premise, modificações personalizadas (customizações) são inerentes a manutenção destes ecossistemas. Estas customizações normalmente requerem que a organização mantenha muitos recursos humanos para preservar o conhecimento do ecossistema, junto com um ciclo aparente de constante de atualizações sistêmicas e que muitas vezes não conseguem acompanhar as inovações tecnológicas de mercado.

Muitas das despesas de atualizações destes ambientes não são necessariamente nem mesmo focadas na adição de novas capacidades ao negócio ou na melhora de funcionalidades existentes, mas apenas para manter o sistema funcionando com as mudanças de regras fiscais e contábeis atuais.

Empresas que aproveitam a capacidade de softwares em nuvem que são focadas para atender as necessidades específicas de seu setor na indústria, reduzem em muito e as vezes até mesmo removem a necessidade de customizações, aumentando muito o ROI.

Para soluções on premise, o custo da infraestrutura, manutenções de aplicativos, banco de dados, sistemas operacionais, sistemas de segurança, sistemas de backups, implementação de atualizações, recursos humanos para manter esta estrutura funcionando e a capacidade de recuperação em caso de desastre, normalmente somam mais do que o custo de uma assinatura na nuvem para manter os mesmos aplicativos devido a economia de escala.

Por que nuvem e por que agora?

Ao mudar para um serviço em nuvem, as organizações podem substituir a maioria das personalizações legadas por sistemas com funcionalidades específicas do seu setor, reduzir seus riscos de segurança e tempo de inatividade de sistema, além de se beneficiar de contínuos aprimoramentos tecnológicos.

Mesmo a pandemia global de 2020 não impediu que as organizações reconhecessem os benefícios da nuvem. Uma pesquisa da Spiceworks Ziff Davis, organização de estratégia de marketing, indica que os serviços em nuvem representaram 24% dos gastos com TI em 2021. Um salto considerável em relação aos 21% em 2019. Este aumento foi parcialmente motivado pela necessidade de organizações para melhor apoiar as capacidades de trabalho remoto. Esta necessidade irá continuar no novo cenário mundial.

Passar de um sistema altamente personalizado para um sistema multi tenant SaaS pode ser um grande passo para qualquer organização. No entanto, como as empresas e negócios
continuam a evoluir, assim também os aspectos positivos dos serviços nas nuvens evoluem.

COMPARTILHE!

Post Relacionados