Blog

Cibersegurança - Você sabe o que é isto?

PUBLICADO EM 06/12/2021

Se a internet é a resposta para muitos dos nossos problemas, a cibersegurança trás uma importante pergunta - Com o crescente aumento do número de crimes digitais: quais são as ameaças para as empresas e usuários?

As empresas hoje em dia, operam com um grande volume de dados, que antes não existiam ou não eram obtidos e armazenados. Para acentuar, ainda entra na conta a grande facilidade de comunicação entre dispositivos que aumenta e muito o volume de transações e também de aberturas a fraudes.

Essa variedade de dispositivos favorece um cenário de ataques cibernéticos de muitos tipos por proporcionar um ambiente atraente e lucrativo para os cibercriminosos.

Além disto as empresas também precisam se encaixar nas exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD – Lei 13709).

O que é Cibersegurança? - É a prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques maliciosos.

Também é chamada de segurança da tecnologia da informação ou segurança de informações eletrônicas. O termo é aplicável a uma variedade de contextos, desde negócios até computação móvel, e pode ser dividido em algumas categorias comuns:

1. Segurança de rede é a prática de proteger uma rede de computadores contra intrusos, sejam eles invasores direcionados ou malware oportunista;

2. Segurança de aplicativos foca em manter o software e os dispositivos livres de ameaças. Um aplicativo comprometido pode fornecer acesso aos dados que pretende proteger;

3. Segurança de informações protege a integridade e a privacidade dos dados, tanto no armazenamento como em trânsito;

4. Segurança operacional inclui os processos e decisões para tratamento e proteção dos arquivos com dados. As permissões que os usuários têm ao acessar uma rede e os procedimentos que determinam como e onde os dados podem ser armazenados ou compartilhados se enquadram nesta categoria.

A escalada da ameaça virtual

A ameaça virtual global continua a evoluir em ritmo acelerado, com um número crescente de violações de dados a cada ano. Um relatório da RiskBased Security revelou um número impressionante de 7,9 bilhões de registros que foram expostos por violações de dados somente nos primeiros nove meses de 2019. Este número é mais que o dobro (112%) do número de registros expostos no mesmo período em 2018. E ainda não foram computados os dados de 2020.

Notícias dos vazamentos de dados aqui no Brasil, nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2021, trazem muitas preocupações as empresas. Apesar de os dados vazados serem de pessoas físicas, estas mesmas pessoas físicas possuem acessos as corporações em que trabalham, podendo assim, expor os dados de diversas empresas sem mesmo saberem seus dados vazados estão sendo utilizados em acessos para cibercrimes.

Tipos de ameaças virtuais

1. O crime virtual inclui indivíduos ou grupos que visam sistemas para obter ganhos financeiros ou causar interrupções. Acesso a informações de indivíduos facilitam o trabalho de acesso as redes de empresas.

2. O ataque cibernético muitas vezes envolve a coleta de informações com motivação política e financeira.

Como os cibercriminosos tomam o controle dos sistemas de computadores?

MALWARE

Significa software malicioso. Uma das ameaças virtuais mais comuns, o malware é um software que um criminoso virtual ou hacker criou para prejudicar ou danificar o computador de um usuário legítimo. Muitas vezes disseminado através de um anexo de e-mail não solicitado ou download de aparência legítima, o malware pode ser usado por criminosos virtuais para ganhar dinheiro ou em ataques cibernéticos com motivação política.

Há uma série de diferentes tipos de malware, incluindo:

• Vírus: Um programa de replicação automática que se prende a um arquivo limpo e se espalha pelo sistema de computadores, infectando arquivos com código malicioso.

• Cavalos de Troia: São um tipo de malware disfarçado de software legítimo. Os criminosos virtuais enganam os usuários para carregar cavalos de Troia em seus computadores, causando danos ou coletando dados.

• Spyware: Um programa que registra secretamente o que um usuário faz, para que os criminosos virtuais possam fazer uso dessas informações. Um spyware pode, por exemplo, capturar detalhes de cartão de crédito.

• Ransomware: Malware que bloqueia os arquivos e dados de um usuário, com a ameaça de apagá-los, a menos que um resgate seja pago.

• Adware: Software publicitário que pode ser usado para disseminar malware.

• Botnets: Redes de computadores infectados por malware que os criminosos virtuais utilizam para realizar tarefas on-line sem a permissão do usuário.

• Keylogger: é um programa criado para capturar o que é digitado pelo usuário, principalmente senhas. Em geral, vem combinado com outros malwares.

INJEÇÃO DE SQL (Linguagem de Consulta Estruturada)

É um tipo de ataque cibernético usado para assumir o controle dos dados de um banco de dados ou roubá-los. Criminosos virtuais exploram vulnerabilidades em aplicativos controlados por dados para inserir código malicioso em um banco de dados através de uma instrução de SQL mal-intencionada. Com isso, eles têm acesso às informações sigilosas contidas no banco de dados.

PHISHING

É quando criminosos virtuais têm como alvo vítimas com e-mails que parecem ser de uma empresa legítima pedindo informações sigilosas. Geralmente, os ataques de phishing são usados para enganar as pessoas, levando-as a fornecer dados de cartão de crédito e outras informações pessoais – um dos crimes mais comuns no Brasil.

OUTROS ATAQUES UTILIZADOS

• Man-in-the-middle - é um tipo de ameaça virtual em que um criminoso virtual intercepta a comunicação entre dois indivíduos para roubar dados. Por exemplo, em uma rede Wi-Fi não segura, um invasor pode interceptar os dados que estão sendo passados do dispositivo da vítima e da rede.

• Denial-of-service - Ataque de negação de serviço - é um ataque em que os criminosos virtuais impedem um sistema de computadores de atender solicitações legítimas, sobrecarregando as redes e os servidores com tráfego. Isso torna o sistema inutilizável, impedindo uma organização de realizar funções vitais.

Lembrete importante para as empresas

A proteção do usuário final ou a segurança de endpoints é um dos aspectos cruciais da cibersegurança. Afinal, muitas vezes é um indivíduo (o usuário final) que faz o upload acidental de um malware ou de outra forma de ameaça virtual para seu desktop, laptop ou dispositivo móvel.

Trabalhar na prevenção de ataques cibernéticos é um fator estratégico para qualquer organização que deseja evitar prejuízos e ganhar em lucratividade, uma vez que as perdas associadas a esses crimes podem chegar a valores extremamente altos, tanto do ponto de vista financeiro quanto intelectual.

Para saber como a Service Provider pode te ajudar em Cibersegurança entre em contato: [email protected]

COMPARTILHE!

Post Relacionados