Blog

Da visão à realidade: Aproveitamento dos ERPs em Nuvem para o sucesso da fábrica inteligente

PUBLICADO EM 21/06/2023

As fábricas inteligentes representam a próxima fronteira em desempenho operacional, combinando engenhosidade humana, tecnologias avançadas e percepções orientadas por dados. No centro dessa transformação estão os dados e sua análise. Os dados são a força vital de uma fábrica inteligente, e seu crescimento exponencial exige um canal viável para garantir um fluxo contínuo. 

A revolução da fábrica inteligente 
As fábricas inteligentes representam uma mudança de paradigma nas funções de manufatura e cadeia de suprimentos, impulsionadas por tecnologias como a Internet das Coisas Industrial (IIoT) e a inteligência artificial (IA). Essas fábricas integram sistemas de manufatura colaborativa que respondem em tempo real às mudanças nas demandas e condições, abrangendo todo o processo de produção, a rede de suprimentos e as necessidades dos clientes. Elas permitem maior visibilidade, agilidade e resiliência, levando a modelos de cadeia de suprimentos mais eficientes e a operações comerciais gerais.

Os dados são a força motriz por trás da otimização, resiliência, adaptabilidade e agilidade da manufatura inteligente. A conectividade com a nuvem é fundamental para o fluxo contínuo de dados em toda a fábrica inteligente, fornecendo informações em tempo real e visibilidade em toda a empresa. Os dados operacionais crescem exponencialmente, e as soluções baseadas em nuvem garantem a viabilidade das fábricas inteligentes, facilitando o aproveitamento, a análise e o dimensionamento dos dados. 

Para embarcar nessa jornada transformadora com sucesso e otimizar os dados, os fabricantes devem adotar sistemas modernos de ERP (Enterprise Resource Planning) baseados na nuvem. 

A importância dos ERPs baseados em nuvem
Os ERPs baseados em nuvem são fundamentais para o sucesso das fábricas inteligentes. Eles atuam como o hub central para coletar, manter e compartilhar dados operacionais e financeiros. Ao modernizar os ERPs e migrá-los para a nuvem, as organizações podem liberar todo o potencial das fábricas inteligentes. Os ERPs em nuvem permitem a aplicação de IA e aprendizado de máquina aos dados operacionais, oferecendo visibilidade e escalabilidade de ponta a ponta para iniciativas de fábricas inteligentes.

Como funcionam as fábricas inteligentes
As fábricas inteligentes combinam a criatividade humana, as máquinas conectadas digitalmente, os ativos e a análise baseada em IA. Essa integração aumenta a adaptabilidade, a personalização e a produtividade com base em dados e percepções em tempo real. As fábricas inteligentes aproveitam tecnologias como IIoT, IA e análise para melhorar a visibilidade, a agilidade e a resiliência em toda a cadeia de suprimentos, impulsionando a eficiência e a excelência operacional.

As tecnologias de fábricas inteligentes podem ser amplamente categorizadas em três áreas:

  • Gerenciamento e análise de dados em escala de nuvem: Essas tecnologias aproveitam a inteligência preditiva e os recursos de previsão, permitindo a continuidade digital de ponta a ponta, do projeto às operações. Os exemplos incluem o gêmeo digital e o projeto de engenharia de circuito fechado.
  • Conectividade: Aproveitando a IIoT, essa categoria se concentra na coleta de dados de equipamentos existentes e de novos sensores, facilitando o monitoramento e a tomada de decisões em tempo real.
  • Automação inteligente: Isso inclui sistemas de automação tradicionais, como sistemas de controle de fábrica e MES, bem como tecnologias de automação habilitadas para IIoT, como visão de máquina e drones.

O paradigma de otimização em circuito fechado
Um aspecto fundamental das fábricas inteligentes é o paradigma de otimização em circuito fechado. Ele envolve a melhoria contínua dos procedimentos, a autocorreção e a auto-otimização para aumentar a produtividade, a adaptabilidade e a segurança. O objetivo é permitir que a fábrica auto-otimize o desempenho, adapte-se às mudanças de condições em tempo real ou quase real e execute de forma autônoma todos os processos de produção.

O paradigma de otimização em circuito fechado de uma fábrica inteligente compreende três etapas iterativas:

1. Aquisição de dados: Aproveitando a IIoT e as modernas tecnologias de banco de dados, dados valiosos de várias fontes são coletados nas cadeias de manufatura e de suprimentos. Esses dados incluem informações operacionais, tendências de mercado, logística e muito mais.

2. Análise de dados: Por meio de aprendizado de máquina e IA, os dados coletados são analisados para obter insights acionáveis. Essa análise permite a manutenção preditiva, a inteligência de preços, as melhorias na experiência do cliente, o planejamento da cadeia de suprimentos e a programação.

3. Automação inteligente da fábrica: Os fluxos de trabalho otimizados são determinados com base nos resultados da análise de dados e as instruções são enviadas às máquinas e aos trabalhadores. Essa automação permite maior produtividade, tomada de decisões adaptável e otimização em toda a fábrica, logística e serviços de pós-venda.

Casos de uso do ERP em nuvem
Os ERPs habilitados para a nuvem trazem um valor significativo para as iniciativas de fábricas inteligentes. Alguns dos principais casos de uso incluem:

  • Dar o pontapé inicial em uma fábrica inteligente integrando o ERP a sistemas como CAD, PLM, MES e CRM para uma tomada de decisão holística.
  • Conduzir um planejamento comercial integrado para maximizar o lucro, reduzir os recursos e minimizar os riscos.
  • Transformar os ERPs em sistemas de conhecimento de autoaprendizagem, otimizando a tomada de decisões e os processos de fabricação.
  • Melhorar o desempenho dos equipamentos por meio do monitoramento em tempo real, da manutenção preditiva e da transição para um paradigma de manutenção preditiva.
  • Preencher as lacunas de inteligência por meio da integração de IoT, IA, ML e ERP, possibilitando novos modelos de negócios, como a servitização.
  • Aprimorar a qualidade do produto por meio de recursos de rastreamento e monitoramento habilitados por ML, permitindo o design de produtos em circuito fechado.

As fábricas inteligentes representam uma jornada transformadora para os fabricantes, e os ERPs baseados em nuvem são a base de seu sucesso. Ao adotar os ERPs em nuvem e aproveitar as tecnologias de fábricas inteligentes, as organizações podem alcançar a excelência operacional, a escalabilidade e a inovação rápida. Com os dados no centro, as fábricas inteligentes capacitam os fabricantes a navegar pelo cenário digital e a prosperar em um mercado cada vez mais competitivo.

Leia o artigo original na Página da Infor.com clicando aqui e Veja os resultados quando um fabricante que estava executando uma solução ERP legada de 30 anos mudou para o Infor CloudSuite Industrial.

Saiba mais sobre como podemos ajudar sua empresa a migrar para ERP em Nuvem. Contate-nos.

COMPARTILHE!

Post Relacionados